Iogurtes Caseiros

Já há algum tempo que faço grande parte dos iogurtes que consumimos em casa. É possível fazer iogurtes lácteos ou vegetais.
É fácil, muito mais barato e são mais saudáveis, pois não têm açúcares, corantes nem conservantes adicionados. Tem ainda uma outra vantagem bem importante, minimizamos a quantidade de embalagens plásticas que utilizamos pois estes são feitos em frascos de vidro, reutilizáveis.

Faço naturais e depois se desejar adiciono fruta, mel, cereais, granola, etc. Ou também se podem fazer com uma calda de fruta cozida.

Hoje deixo uma receita básica de iogurtes lácteos naturais. Utilizo-os também para temperar saladas, fazer gelados, para fazer pão, entre muitas outras utilizações.

Receita
Ingredientes;
– 1L de leite gordo (preferencialmente biológico)
– 1 iogurte natural (preferencialmente biológico). Depois de ter feito a primeira vez, pode-se usar um dos que foram feitos, nos próximos

Preparação:

Aquecer o leite até atingir uma temperatura de 50°C.
Juntar o iogurte e mexer bem.
Colocar em frascos de vidro com tampa fechada e colocá-los numa iogurteira, ou envolvidos em material térmico por forma a manter a temperatura.
Esperar 10h a 12h. Após este tempo, deixar arrefecer e colocá-los no frigorífico.
Nota: Na altura de comer pode-se usar fruta frescas, granola, adoçar com mel ou geleia de milho ou como preferir.

7 comentários em “Iogurtes Caseiros”

  1. Olá Isabel!
    Pode fazer os iogurtes de soja exactamente da mesma forma que faz os que aparecem na receita mas em vez de leite e iogurte de vaca usa leite e iogurte de soja.
    Se pretender fazer com outras bebidas vegetais, p.e., com leite de aveia, aí deve usar um espessante como o amido de milho, agar-agar, goma guar, ou outro, para que os iogurtes fiquem mais espessos. Também ficam muito bons!!
    Bjinhos

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.