Manteiga de Amendoim

Lembro-me da primeira vez que comi manteiga de amendoim… detestei. Achei super artificial e não percebi como é que nos filmes americanos eles gostavam tanto dela. Foi uma desilusão. Durante anos não tentei experimentar de novo, até que há 2 anos, na altura do Natal não sabia o que oferecer aos meus amigos e tentei uns bombons com um aspecto delicioso. O recheio? Manteiga de amendoim!
Resolvi tentar fazer em casa e para meu espanto ficou bem bom… viciante até! A receita é super fácil e o único ingrediente que utilizei foi mesmo amendoins.
Esta manteiga pode ser usada para barrar pão ou tostas, para rechear bombons, para adicionar a gelados, batidos, papinhas matinais ou até mesmo para comer às colheradas! 
Receita
Ingredientes:
– 200g de amendoins
Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Tirar a casca exterior e colocar os amendoins, num tabuleiro para ir ao forno, cerca de 10 minutos, para torrarem ligeiramente. Ir mexendo e ter muita atenção para não ficarem queimados.
Deixar arrefecer ligeiramente e colocá-los num processador ou robot de cozinha, triturando até formar uma farinha. Continuar a triturar até a farinha se transformar numa pasta, com a libertação dos óleos presentes. Durante este processo deve-se, com uma espátula, descolar o preparado das paredes por forma a poder ser triturado nas lâminas. Repete-se várias vezes este passo até se formar uma pasta homogénea e brilhante.
Guarda-se num frasco de vidro com tampa, no frigorífico, até cerca de 1 semana.

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.