Pêras com Kuzu

Com a chegada do Outono chegam também as constipações, as tosses e os pingos no nariz. Um “medicamento” que não falta nunca na minha cozinha, principalmente nesta altura do ano é o Kuzu. Sim, leu bem, é mesmo Kuzu. O Kuzu é um amido da raíz de uma planta chamada “Pueraria lobata“, considerada terapêutica. Tem o aspecto de um pó branco e é vendido em lojas de produtos naturais ou lojas de venda a granel. Pode ser misturado em bebidas como chá, sumo ou água. É também usado para engrossar molhos, fazer pudins ou mousses ou até para engrossar sopas.

É muito bom para a tosse seca, para regularizar os intestinos (prisão de ventre) e para dores de estômago. Ajuda a baixar a febre e alivia o cansaço geral pois traz vitalidade.

Hoje vou deixar-vos uma receita que se faz muito cá em casa, não só para curar as maleitas mas porque o Manel adora e muitas vezes me pede para fazer as “pêras na taça”, como lhe chama.
Receita
Ingredientes:
– 4 Pêras
– 2 Colheres de chá de kuzu
– Água
– Raspas de limão (opcional)
Preparação:
Descascar as pêras e tirar os caroços. 
Cortá-las um gomos fininhos e colocar numa panela para ir ao lume. Cobrir as pêras com um pouco de água (apenas o suficiente para cozerem. Não usar muita água). 
Levar ao lume cerca de 15 min até as pêras estarem bem moles.
À parte dissolver o kuzu num pouquinho de água fria. Mexer para desfazer todas as pedrinhas de kuzu.
Juntar o kuzu já dissolvido na panela onde estão as pêras e deixar cozinhar cerca de 5 minutos. O líquido vai passar de branco a transparente (sinal que já está pronto).
Colocar as pêras em taças e acrescentar raspas de limão.
Comer enquanto está morno. É tão bom!

2 comentários em “Pêras com Kuzu”

  1. Olá Marta,
    Encontrei o teu blog após acordar dum pesadelo…e tudo passou quando me cai uma receita de bombons…
    Estou a amar o teu blog!!! Parabéns pela iniciativa e PARTILHA!!!
    Há 13 meses tomei consciência duma vida diferente, a ecológica e biológica e estou a AMAR!!! Só assim podemos ajudar o nosso querido planeta que está a sofrer horrores…
    Vou-te seguir e partilhar…
    GRATA, GRATA, GRATA!!!
    Um bjinho

  2. Olá Santa Bárbara!
    Bem… lamento o teu pesadelo mas ainda bem que te ajudei a esquecê-lo com os deliciosos bombons!!
    Fico tão feliz de gostares do conteúdo do Mãe Natureza!! Obrigada!!! Quantos mais estivermos em sintonia e focados em ajudar o nosso querido planeta mas fácil será de o conseguir!! E aos poucos conseguiremos 😉
    Agradeço-te o carinho! Em breve mais artigos serão publicados (pelo menos 1 por semana) e muitas novidades estão para chegar!
    Bjinhos e obrigada

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.