Portugal é um dos países com maior consumo de café e como grande parte de nós passa muitas horas nos seus locais de trabalho, acaba por ser nas empresas que há um foco de origem deste tipo de resíduo.
Diariamente, a maior parte dos colaboradores das empresas toma café a meio da manhã, no fim do almoço e eventualmente a meio da tarde, senão mais. Tudo é pretexto para ir tomar um “cafezinho”.
Na maior parte das empresas por onde já passei e acredito que em grande parte delas o problema é a falta de formação, este tipo de resíduos é colocado junto dos resíduos urbanos, o que faz com que sejam levados para aterro sem que se faça qualquer tipo de triagem precedente. Desta forma, são mais resíduos de plástico que vão para aterro sanitário e aí permanecem entre 200 a 450 anos, continuamente a libertar substâncias nocivas para a atmosfera e contaminando os lixíviados provenientes dos resíduos depositados.
No mercado já existem várias alternativas e que por sinal fazem o café saber bem melhor do que quando tomado num copo de plástico.
Recentemente descobri o KeepCup, que é um copo de vidro temperado mas com uma tampa sem BPA e biodegradável. Tem também um isolante térmico que nos permite pegar no copo sem nos queimarmos. Tem na tampa uma patilha amovível que previne salpicos e que permite que se desfrute da nossa bebida preferida enquanto vamos para o trabalho, passeamos ou estamos no escritório.
Nós já estamos a usar e a adorar.
Pode ser usado para beber café, chá, água ou qualquer bebida que goste.
E fica tão bem em cima da mesa do escritório, não fica?
Há várias lojas onde podem adquirir este ou outro copo reutilizável. O KeepCup da foto foi comprado na Círculo Bio.
NOTA: Neste e noutros artigos onde faço referência a lojas ou marcas, não recebo qualquer tipo de recompensa monetária ou de oferta de produtos por parte destes. Apenas os menciono porque comprei os produtos, uso-os, estou a gostar e porque, a meu ver, são uma mais valia para a preservação ambiental do nosso Planeta.