Benefícios do Aloé Vera – Remédio para o Herpes, Dermatite Atópica, Pele Irritada, etc.

Aloé Vera
Ainda me lembro quando ouvi falar, pela primeira vez, desta planta tão versátil. 
Andava na universidade e ao descer da casa onde vivia, no elevador, uma das amigas com quem dividia a casa, queixou-se que lhe tinham aparecido umas bolhas estranhas no lábio e que não sabia do que se tratava. Mal olhei disse-lhe com toda a certeza que era herpes.
Infelizmente conhecia bem demais aquelas malditas bolhas. Durante anos, tive imensas vezes nos lábios e até no nariz. É uma sensação horrível. Começava, pelo menos em mim, com uma dor de cabeça sem motivo aparente e no dia seguinte aparecia uma comichão estranha, seguida de bolhas, feridas e muito mau estar durante quase 1 semana.
A minha amiga nem queria acreditar. Lá em casa, de nós as 4, só ela é que nunca tinha tido. Recomendei-lhe o que usava nessa altura, o aciclovir.
No final das aulas desse dia, regressámos e ela disse-nos que tínhamos que ir arranjar aloé vera para colocar no lábio. Alguém lhe tinha recomendado e dito que fazia milagres!
Depois de tentarmos localizar algum local com aloé, recordo-me de irmos a uma moradia, na subida para o Bom Jesus, pedir para nos darem uma folha de cacto. O que é certo é que ela pôs e rapidamente aquilo desapareceu. 
Obviamente na vez seguinte que voltei a ter herpes, recorri ao novo “remédio”. Resultado? Ela nunca mais teve herpes e desde esse episódio já passaram mais de 12 anos. Eu ainda voltei a ter algumas vezes nos anos seguintes, embora muito menos e seguramente, há mais de 5 anos que não tenho.
Para além desta super vantagem, a comichão fica muito diminuída e passa em menos dias.
Eu cortava um pedaço da folha e ia aplicando o gel, várias vezes ao dia, desde que sentia os primeiros sintomas até passar por completo. Nunca mais usei as pomadas ou pensos da farmácia.
Entretanto passados alguns anos desta descoberta, quando o Manel tinha 5 meses, foi-lhe diagnosticado dermatite atópica. Nessa altura usámos imensos cremes e preparados da farmácia e é certo que ele melhorou e com o passar dos anos, está cada vez melhor mas ainda assim, sempre que começa o tempo mais quente, ele queixa-se de muita comichão, principalmente à noite, na cama. É penoso vê-lo a coçar-se todo. 
Uma vez, o meu marido, em conversa com uma colega do trabalho, sobre o problema de pele do Manel e das noites mal dormidas, também lhe foi recomendado o aloé vera. Segundo a colega, que também tinha um filho com o mesmo problema, o aloé ajudava muito a acalmar a coceira.
É verdade! Mais uma vez funciona bem. Nas fases mais criticas, não lhe fez passar totalmente a comichão mas acalmou um pouco e espaçou a quantidade de vezes que nos chamava.
Outra utilização em que também acho que o gel desta planta resulta muito bem é quando alguém fica com a pele vermelha, depois de ter estado ao sol, ou após ter feito depilação. Basta aplicar um pouco do gel e sente-se logo uma sensação refrescante que acalma imediatamente a pele.
Também já vi a ser aplicado numa picada de vespa.
Curiosamente, ainda era eu criança e vi, várias vezes, a minha avó Nina a fazer um xarope de aloé que bebia como se de um remédio se tratasse. Dizia que era bom para prevenir as doenças, nomeadamente o cancro. Verdade ou não? Não sei, mas que ela viveu até aos 100 anos é um facto!
O aloé vera é uma planta de cor verde, com as folhas compridas, suculentas e carnudas. As extremidades serrilhadas. 
O gel é a substância transparente e gelatinosa que se encontra no interior das folhas.
É uma planta muito rica em vitaminas (A, C e E, vitamina B12, ácido fólico e colina) e sais minerais (cálcio, cobre, selénio, crómio, manganês, potássio, sódio e zinco).
Tem ainda compostos conhecidos como laxantes, analgésios, agentes antibacterianos, antivirais e fungicidas.

2 comentários em “Benefícios do Aloé Vera – Remédio para o Herpes, Dermatite Atópica, Pele Irritada, etc.”

    1. Olá Margarida!
      Felizmente há vários anos que já não me aparece herpes mas quando tinha recorrentemente, começava sempre com um dia de dores de cabeça sem motivo aparente, seguido de uma comichão/incomodo no lábio e aparecimento de uma (ou de várias) bolhinha(s).
      Espero ter ajudado 😉
      Grata

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.