Bolinhas de Caju com Coco

Bolinhas de caju com coco
Há algum tempo que estava para partilhar a receita destas bolinhas maravilhosas no blog mas ainda não tinha tido oportunidade.
Já vos contei o quanto gosto de fazer manteigas vegetais em casa e já partilhei algumas receitas. Podem encontrar a receita da manteiga de amendoim aqui e a manteiga de avelãs com cacau aqui.

A base da receita de hoje é a manteiga de caju. Eu adoro caju. É curioso como aprendi a gostar de frutos secos. Até há uns anos só gostava de amendoins, depois comecei a gostar de pinhões, que comia na altura do Natal e mais tarde, durante as crises de azia que tive recorrentemente na gravidez do Manel, aprendi a gostar de amêndoas. Nessa altura comi imensas porque realmente me faziam passar a azia em poucos minutos. Quantas vezes me levantei a meio da noite para partir e comer amêndoas!

Desde essa altura que comecei a apreciar todos os frutos secos. Só mesmo pistácios é que ainda tenho alguma resistência em comer.
Sabem qual foi o lanche que levei hoje para o trabalho para comer a meio da manhã? Uma pêra (bio) e amêndoas! Bom e saudável!

A receita que vos deixo hoje não é da minha autoria. Vi-a no blog Made by Choices, da Vânia Ribeiro, que sigo há uns anos e que tem receitas super deliciosas e fáceis de executar. Mal vi a receita apeteceu-me logo passar à prática. A Vânia chamou a estas bolinhas deliciosas, Rafaellos saudáveis.

Eu experimentei fazer para oferecer no Natal. E contei com uma preciosa ajuda para fazer as bolinhas e as envolver em coco!
Os mais gulosos podem envolver as bolinhas em chocolate branco em vez de utilizarem o coco.
Receita
Ingredientes:

  • 70 g de Coco ralado
  • 2 colheres de sopa de Manteiga de caju 
  • 2 colheres de sopa de Geleia de arroz ou mel
  • Coco ralado para envolver as bolinhas

Preparação:
– Num processador juntar todos os ingredientes e triturar até estar tudo bem envolvido.
– Retirar pequenas porções e fazer as bolinhas com as mãos.
– Envolver as bolinhas com o coco ralado.
– Deixar umas horas no frigorífico para ficarem mais firmes.

Para fazer a manteiga de caju o processo é idêntico ao das outras manteigas vegetais:
– Dourar no forno, pré aquecido a 180ºC, os cajus cerca de 10 minutos, com o cuidado de não os deixar torrar.
– Triturar no processador até ficar com a consistência de manteiga vegetal. Nesta passo é necessário abrir o copo várias vezes para “empurrar” o conteúdo para junto das lâminas e repetir o processo.
Espero que gostem!

4 comentários em “Bolinhas de Caju com Coco”

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.