No último artigo do blog já escrevi sobre os benefícios da curcuma e algumas das formas como a utilizamos cá em casa.
Hoje deixo-vos uma receita do leite dourado que tão bem sabe nestes dias chuvosos de inverno, principalmente antes de ir dormir, no aconchego do sofá e de preferência com uma boa companhia!
Dizem que beber o leite dourado à noite ajuda a prevenir e combater problemas digestivos e menstruais, que desintoxica o corpo (que tão necessário é nesta época pós festas!), que purifica o sangue e aumenta a vitalidade geral. É também óptimo para promover uma boa noite de sono, combatendo as insónias.
Quando consumido regularmente pode ajudar a combater a artrite e artrose, para além de ajudar nas dores musculares e das articulações. Está associado à diminuição de enxaquecas e pode até reverter a doença de Alzheimer e evitar a demência associada à velhice.
Tendo em conta que tem propriedades anti-inflamatórias, logo que começam as constipações este leite não falta cá por casa.
Para que o nosso organismo absorva facilmente todos os nutrientes da curcuma deve ser consumida com a adição de pimenta preta e uma gordura, por exemplo, leite de vaca ou de coco.
Receita (2 pessoas)
Ingredientes:
- 500 ml de Leite. Pode ser de origem animal ou vegetal. Com leite de coco fica delicioso
- 1 pedaço com cerca de 4cm de Curcuma fresca ou uma colher se chá de curcuma em pó
- 1 pedaço com cerca de 2 cm de Gengibre fresco ou uma colher de café de gengibre em pó
- Pimenta preta moída na hora, q.b.
- 1 colher de sopa de Mel ou outro adoçante a gosto
Vou ter de provar!!
Olá!
Prova mesmo 😉 É delicioso e acaba com qualquer constipação!
Bjinhos