O Resgate do Saco para o Pão

Saco para o Pão
Numa altura em que parece que está a haver uma tomada de consciência, por parte de muitos, sobre os problemas que os plásticos nos podem trazer, decidi partilhar mais uma das formas que adoptei para minimizar o seu consumo. 

O Saco para o Pão

Todos os da minha geração se devem lembrar de irmos comprar pão com um saco de tecido, normalmente feito à mão, especificamente para esta finalidade. Tinham um cordão em cima para  o fechar e alguns deles eram bem giros e originais.
Já há uns tempos que estava para fazer isto e finalmente consegui. Fui ao baú da minha mãe resgatar alguns dos sacos para o pão que lá estavam há anos, parados no tempo à espera que alguém os fosse buscar para voltar a utilizar. Atrevo-me a dizer que estariam parados há cerca de 30 anos (o que me faz sentir que estou “crescida”!). 

A Estranheza de Reavivar esta Prática

É verdade que há alguma admiração quando levo o saco de tecido para ir à padaria mas é, sem dúvida, muito compensador quando penso que o facto de o usar equivale a evitar que um elevado número de sacos plásticos novos vão para o lixo e terem que ser produzidos ainda mais, alimentando continuamente esta indústria tão poluidora.
Mesmo nos locais onde utilizam sacos de papel para colocar o pão, continua a ser menos um resíduo gerado, porque normalmente estes não são reutilizados.

Se todos adoptarmos práticas tão simples como esta, garantidamente estamos a trabalhar para termos um mundo melhor, mais sustentável e muito mais limpo.
Experimentem! 
Nas primeiras vezes provavelmente serão olhados com admiração mas muito rapidamente serão olhados com respeito e admiração.

Tirem os Sacos do Pão do Baú

Vão aos baús das vossas mães e avós resgatar os sacos para o pão! Com certeza elas terão. 
Se eventualmente não tiverem, podem sempre adquirir um giríssimo Saco Pa-Pão, que é feito a partir de tecido de algodão 100% biológico. 
Segundo o mentor deste projecto, inovador nos dias que correm, o André Silva, em termos de sustentabilidade, basta um ano para que exista um impacto positivo em termos de poupança de recursos e diminuição das alterações climáticas. Isto, claro, se o adquirimos novo, pois se formos regatar os antiguinhos estamos logo com saldo positivo e a fazer algo de bom para a Mãe Natureza!
E por aí como trazem o pão para as vossas casas?
Nota: Volto a relembrar que não recebo qualquer tipo de compensação por mencionar marcas que conheço e/ou que utilizo. Apenas o faço porque as acho interessantes! Isto aplica-se a todos os artigos onde constem nomes de marcas! 

10 comentários em “O Resgate do Saco para o Pão”

  1. Encontrei um blog pelo qual, certamente, vou apaixonar-me a longo termo. Adorei o seu conteúdo e propósito! Confesso que ainda uso sacos de plástico mas apercebo-me da necessidade de trocar por opções sustentáveis. Faço isso no supermercado, apenas (apesar de que as frutas estão na mesma em sacos plásticos). Ainda bem que conseguiu encontrar o saco ideal e adotar essa estratégia de outros tempo, que devia prevalecer! São pequenos gestos que manifestam a diferença a longo termo, vou tentar usar e estou pronta para receber os comentários das outras pessoas, perplexas, haha. Parabéns pelo post, gostei imenso!

    swacre

  2. Olá Sara! Agradeço o comentário e a sinceridade! Neste processo de minimizarmos os danos que causamos no ambiente há um longo caminho a percorrer e não há verdades absolutas! Temos é que nos sentir bem com o que fazemos 😉
    Ainda assim fico super feliz por ter despertado este tipo de questões em si.. é exactamente esse o propósito deste blog! Aos poucos vamos conseguir!!!
    Muito obrigada e beijinhos

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.