Difusor ultrassónico Lilou com luz rosa da prananrôm

Difusor de Óleos Essenciais para Bebé – Aromaterapia

O conhecimento das propriedades das plantas e a sua utilização para beneficiar a saúde é uma prática ancestral. Neste artigo partilho o que é um difusor de óleos essenciais para bebé e como pode ser utilizado.

Tenho muito interesse por tudo o que são remédios naturais pois os medicamentos da farmácia não são mais do que sínteses laboratoriais para replicar as substâncias activas das plantas que produzem efeito no tratamento de doenças e maleitas.

Os óleos essenciais e a utilização em aromaterapia

Durante a licenciatura aprendi várias técnicas de extracção, que se podem aplicar às plantas, para extrair os seus óleos essenciais tantas vezes usados em aromaterapia.

Os óleos essenciais são compostos voláteis que são extraídos das plantas aromáticas. Geralmente são muito complexos podendo ser compostos por mais de uma centena de substâncias químicas.

Quando há uns anos comecei a fazer sabonetes de azeite, comecei a usar óleos essenciais para os enriquecer e produzir aroma.

Imediatamente senti necessidade de aprofundar um pouco mais o conhecimento que tinha sobre estes óleos, de forma a conhecer melhor os seus benefícios, como os usar para aproveitar as sua propriedades e quando não os devemos utilizar. Desde aí escolho sempre óleos essenciais puros e de origem biológica, pois sinto que são os mais seguros.

Aromatizar a nossa casa

É inequívoco o quanto os cheiros influenciam o nosso bem estar, o nosso humor e também a nossa saúde.

Desde sempre que gosto de ter a minha casa perfumada mas sempre fui muito esquisita com os cheiros pelo que encontrar uma solução que me agrade nem sempre é fácil.

Durante muitos anos usei incenso para aromatizar a minha casa. Gostava muito mas nem sempre era fácil arranjar incenso de qualidade e com um cheiro agradável.

Difusor catalítico

Há uns anos deram-me uma lamparina Lamp Berger, que funciona com um sistema de difusão catalítica que desodoriza e purifica bem como difunde aromas. As lamparinas são lindas e há inúmeros aromas disponíveis, embora não sejam muito baratos.

Ainda assim, desde que fiquei grávida do primeiro filho que evitei usá-la pois não conseguia saber quais os óleos essenciais que compunham os aromas que usava e não sabia se tinha algum dos que podiam ser prejudiciais aos bebés.

Difusor de óleos essenciais para bebé ultrassónico

Nesta gravidez descobri um difusor ultrassónico de óleos essenciais, onde estes ficam em suspensão na água e são dispersos sob a forma de uma névoa aromática. É um Lilou, da Pranarôm, e foi especialmente concebido para bebés a partir dos 3 meses.

Para além de aromatizar o ar, este é simultaneamente humidificado e higienizado. Amei de imediato!

Tem também incorporada uma linda luz de presença com 3 cores disponíveis (branco, rosa e azul) e é mesmo bonitinho!

Esperei pelo Natal para sugerir, a uma das muitas pessoas da família que me costuma perguntar o que comprar para os meus filhos, que lhe dessem o tão desejado Lilou.

Para este difusor de óleos essenciais a marca tem disponível 3 misturas de óleos essenciais biológicos para os bebés:

  • Difusão Depurativa, para purificar o ar. Utilizo sempre que há constipações ou quando quero “limpar” o ar.
  • Difusão Sono, que promove o sono tranquilo dos bebés. Uso antes de os deitar.
  • Difusão Citronela, que repele mosquitos. Nunca usei este porque não tenho grande problema com estes bichos.

O difusor, enquanto está a trabalhar é muito silencioso e as cores da luz de presença muito ténues e agradáveis.

Nós adoramos o nosso Lilou, já faz parte da mobília.

Esta marca tem vários produtos interessantes para as crianças (e não só). São todos bio.

E por aí, o que usam para aromatizar as vossas casas?

Nota em Janeiro de 2019

O tempo passou e surgiu a EcoLoja da Mãe Natureza – Sustentabilidade do Coração, onde passaram a ser comercializados os eco artigos que eu usava e mais gostava e que faziam sentido na minha perspectiva da sustentabilidade e bem estar.

Imediatamente incluí na lista vários artigos da Pranarôm que uso frequentemente e que me fazem evitar recorrer a fármacos e desta forma ir ao encontro dos produtos mais naturais, com menos desperdício e mais adequados ao nosso estilo de vida.

Podem encontrar este Lilou e outros artigos aqui.

12 comentários em “Difusor de Óleos Essenciais para Bebé – Aromaterapia”

  1. Olá Marta
    Gostei muito do seu artigo, parabéns!
    Já não há bebés cá em casa , mas um ambiente perfumado è sempre muito, muito agradável, mas também è muito importante saber o que se está a respirar.
    Beijo

  2. Olá Isabel!
    Desculpe a demora na resposta mas não tem sido possível cá vir ;(
    Mais uma vez obrigada pelas palavras sempre simpáticas!
    Concordo plenamente, é tão bom ter a casa bem cheirosa e claro, sabermos o que estamos a respirar!!
    Beijinho e bom domingo.

  3. Olá Neuza! É sempre uma honra ter um comentário teu 😉
    Também adoro ter bons aromas.. e sim, também acho que nos movemos pelos odores e que estes ficam gravados de tal forma no nosso cérebro que nos trazem boas sensações quando precisamos 😉
    Beijinhos

  4. Olá!
    É verdade que não é muito barato (não chega aos 50€) mas pela pesquisa que fiz todos os difusores deste tipo custam todos mais ou menos isto. E este é realmente bom, bonito e seguro para os bebés/crianças.
    Beijinhos

    1. Olá Patrícia!
      Obrigada pelo comentário. Pode comprá-los enviando uma email ou mensagem privada para mim. Em breve também estarão na loja online mas tenho em stock, se tiver interesse!
      Grata e até breve 😉

  5. Boa tarde,
    Apercebi me à pouco tempo da aromaterapia. E descobri o seu blog, que é muito interessante. Como tenho também um pequeno de 1 ano, gostava de saber se esse difusor que fala só dá para bebé ou também dá para adultos e para todos os tipos de óleos essenciais.
    Obrigada

    1. Olá Joana.
      Antes de mais muito obrigada pelo comentário.
      Este difusor, o Lilou foi concebido para bebés e a principal diferença está no tempo dos ciclos de difusão. O ciclo maior do Lilou é de 30 minutos que é o tempo máximo aconselhado para usar no quarto dos bebés, antes de eles irem dormir. No entanto pode usá-lo com qualquer tipo de óleos, em espaços utilizados pelos adultos, sem qualquer problema, sendo que ao fim de 30 minutos ele desliga (mas pode voltar a ligá-lo de imediato).
      Eu uso o meu tanto no quarto como na sala com OE para nós!
      Eu ainda não o consegui pôr à venda na loja online mas tenho em stock, caso tenha interesse!
      Grata.

  6. Ana Rita Mendonça

    Bom dia, gostaria de saber a sua opinião relativamente à possibilidade de utilizar óleos essenciais na Lampe Berger. Pois tenho uma e acabo por não utilizar pois as fragrâncias são caras e gastam-se rapidamente. Aproveito também para lhe perguntar a diluição que aconselha de água e óleos essenciais no difusor e não me refiro a crianças, parece-lhe bem 150ml para 6 gotas de óleo? Relativamente aos potezinhos que se podem fazer em casa com pauzinhos de bambu funcionando como difusores e utilizando óleo de amendoas doces e óleos essenciais o que acha??

    Cumprimentos

    1. Olá Ana Rita,
      Boa questão! Nunca usei OE na Lampe Berger. Também não tenho usado a minha. Talvez dê para fazer usando uma base de álcool!
      Quanto à quantidade de OE num difusor ultrassonico com cerca de 150mL de água, numa sala ou quarto sem crianças parece-me bem! Por vezes em salas muito grandes até uso mais algumas gotas!
      Sim, claro que pode fazer os mikados em casa. Basta usar um óleo vegetal, umas gotas de OE a gosto e pode também juntar um pouco de álcool (ou vodka) para volatizar com maior facilidade. São muito melhores e mais saudáveis do que os comprados em algumas lojas.
      Muito grata pelo seu comentário.
      Depois diga-me como correu a experiência!!

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.