No seguimento da deliciosa receita de Húmus de Beterraba que partilhei aqui, há algumas semanas atrás, hoje deixo-vos outra receita de grão de bico.
Falafel no forno
Desta vez a receita é uma versão do Falafel, o prato tão famoso no Médio Oriente mas numa versão mais saudável e apta para bebés e crianças.
A receita que vos deixo hoje, em vez de bolinhas fritas, como costuma ser, é apresentada em forma de hambúrgueres que são cozinhados no forno.
Pode ser utilizado de diversas formas. Desta vez fiz com um molho de iogurte, alho e salsa. Como acompanhamento servi bulgur e uma salada de agrião (tudo proveniente de modo de produção biológico, como sempre!) mas também poderia ter sido servido dentro de pão pita ou wraps ou até mesmo simples, para quando vamos fazer um passeio ou um piquenique.
São deliciosos e super saudáveis.
Quando toda a família partilha a mesma refeição
Cá por casa, a Mafalda já quer comer da nossa comida. Para facilitar tento fazer pratos que ela possa também comer. Obviamente tento não colocar sal nem muitos temperos!
Esta receita é óptima para todos. Do prato apresentado a Mafalda comeu o falafel e o bulgur. Nós os 3 comemos tudo o que tínhamos direito!
É super fácil e rápida de se fazer. Pode-se fazer uma quantidade maior e congelar (coisa que não consegui desta vez porque os poucos que sobraram do almoço foram devorados pelo Manel ao jantar!).
O Grão de Bico como Superalimento
No artigo anterior sobre o grão de bico, que pode ser lido aqui, já partilhei que o consumo desta leguminosa apresenta inúmeros beneficios para a nossa saúde e bem estar.
Esta receita é óptima para as crianças comerem esta leguminosa, que muitas vezes não é muito apreciada, sem haver reclamações!
Receita
Ingredientes:
- 250g de grão de bico cozido com uma tira de alga kombu
- 1 cenoura
- 1 cebola pequena
- 1 dente de alho
- 30ml de azeite
- 3 colheres de sopa de gérmen de trigo ou linhaça moída
- 1 talo de curcuma
- Sal e pimenta a gosto
Pode adicionar salsa ou coentros. Optei por não o fazer porque já tinha salsa fresca no molho de os acompanhavam.
Preparação:
– Juntar todos os ingredientes num processador e triturar grosseiramente.
– Ligar o forno a 180ºC.
– Retirar bocados de massa e formar pequenas bolas com as mãos. Depois achatá-las para ficarem com forma de hambúrguer.
– Colocar numa grelha de ir ao forno, forrada com papel vegetal.
– Cozinhar no forno cerca de 25 minutos.
Espero que goste!
Bom apetite 😉
Optima ideia fazer hambúrgueres =) gostava de saber a receita para o molho =)
Ficaram tão bonitos 😮 E também fiquei curiosa relativamente ao molho 😀
Olá Marta!
Obrigada 😉
O molho é super simples mesmo. Usei iogurte natural, um pouco de alho picado e salsa picada. Temperei com um pouco de sal, pimenta e pimentão doce 😉 Simples e deliciosos!!
Beijinhos
Olá Mel,
Obrigada! São bonitos e muito saborosos!! Para o molho usei iogurte natural, um pouco de alho picado e salsa picada. Temperei com um pouco de sal, pimenta e pimentão doce 😉
Beijinhos
Tens razão, é mesmo simples vou experimentar, obrigada!
Mesmo simples Marta 😉 E podes usar iogurte animal ou vegetal!!
Depois conta como correu e se gostaste!
Bjinhos e obrigada
Parece absolutamente delicioso!!
Novos posts: https://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/
Beijinhos ♥
Ola boa tarde . Acabei de fazer os falafels mas a massa ficou
Um pouco mais líquida penso que triturei demais mas a questão que lhe ponho è p congelar congela a massa e depois mete no forno na altura ou faz no forno e congela depois? Obrigada
Olá Beatriz!
E são mesmo! Experimenta 😉
Bjinhos
Olá Ana,
Que bom que experimentou 😉 Por vezes temos que juntar mais gérmen de trigo ou linhaça até adquirirem a consistência desejada, mas ficam sempre um pouco moles!
Gosto mais de congelar antes de os cozinhar para não terem que ir ao forno 2 vezes.
Mesmo sem a consistência desejada ficaram saborosos? Gostou?
Disponha 😉 Beijinhos e bom apetite!!
Que bonitos! Acho que vou experimentar a fazer esta receita este fim de semana.
Costumo fazer um molho muito semelhante ao que mencionas aqui, e vou variando nas ervas aromáticas que coloco. Um dos meus preferidos é com mangericão!!
Beijinho grande e obrigada pela tua partilha.
Olá Catarina!
Que bom! Faz e depois diz se gostaste 😉
Relativamente ao molho, boa dica. Adoro manjericão!
Obrigada e beijinhos