Mais uma Dica para Ajudar o Planeta – Guardanapos de Pano

Guardanapos de Pano
A dica presente neste artigo pode muito bem ser implementada em conjunto com o artigo semelhante “O Resgate do Saco para o Pão“.

A tomada de consciência da problemática do “descartável”

De há uns tempos para cá atrevo-me a dizer que ser amigo do ambiente e defender o  Planeta está cada vez mais na consciência de muitos. 
Eu acho fantástico que tal esteja a acontecer pois acredito que, tal como tantas outras, esta não seja uma moda passageira.  Quem altera hábitos de décadas em prol da diminuição da pegada ecológica dificilmente volta atrás só porque deixou de ser giro fazê-lo.
Já é comum observarmos nas pessoas algum tipo de preocupação com o ambiente e cada vez mais vejo gente a aderir às alternativas sustentáveis que existem no mercado e que possibilitam minimizar o dano diário que fazemos.

O regresso dos guardanapos de pano

Lembro-me que na casa dos meus avós sempre se usaram guardanapos de pano. Cada um de nós tinha o seu guardanapo, que no final de cada refeição, quando não ia para lavar, era guardado numa bolsa, também de tecido, personalizada para cada membro da família, fosse com um monograma, um bordado ou até uma pintura.
Normalmente ficavam guardados nestas bolsas, dentro de uma gaveta, próxima das mesas de jantar.
Essa prática, na casa dos meus pais, perdeu-se mal apareceram os guardanapos de papel e ainda hoje não consegui que deixem de os usar. 
Em minha casa, uma das várias medidas de combate ao descartável foi exactamente a de substituir os guardanapos de papel por uns similares mas de tecido. Cada um de nós tem um guardanapo e uma bolsa para o guardar. 
Claro que os fui também resgatar ao baú da minha mãe, que gentilmente mos emprestou. O Manel fez questão de escolher o que mais gostava para ele e escolheu para nós também.
Ainda assim não deixei de ter os de papel na minha cozinha, porque ainda os uso, quando a minha filha está a comer fruta ou algo que manche muito a roupa. Claro que agora um pacote dura uma eternidade porque só usamos destes mesmo muito raramente.

É tudo uma questão de hábito

Engraçado que nas primeiras refeições em que usamos destes guardanapos, houve uma estranheza mas esta rapidamente de transformou num hábito e hoje em dia, estranho é, quando não há guardanapos de tecido.
O Manel adaptou-se rapidamente e tenho uma revindicação dele quando estão a lavar ou sujos e temos que utilizar os de papel.
É prático, eles normalmente são giros, e a quantidade de lixo que evitamos fazer é significativa, principalmente num tipo de resíduo que não é reciclável!
E por aí? Também usam guardanapos de pano? E onde os arranjaram? 
Contem-me tudo escrevendo nos comentários!
Até breve… cheia de novidades!!!

12 comentários em “Mais uma Dica para Ajudar o Planeta – Guardanapos de Pano”

  1. Antigamente na casa dos meus pais só usávamos desses, mas a verdade é que apesar de ser sustentável, ás vezes temos de recorrer à lixívia, ou fazer maquinas de 60º graus…

    Neste aspecto, e nos meus pequenos passos, ainda estou dividida…

    Beijinhos

  2. Olá!
    Quando há comidas que sujam muito, p.e. esparguete com molho de tomate ou qunado estou a dar morangos à minha mais nova também recorro aos de papel porque senão ficam cheios de nódoas mais difíceis mas de resto uso e cada vez gosto mais 😉
    Em vez de lixívia porque não tenta água quente com bicarbonato e limão. Saem as nódoas todas!! Por cá faço assim 😉
    Bjinhos e obrigada pelo comentário.
    Com pequenos passos seguimos em frente na sustentabilidade 😉

  3. Esta foi a primeira medida que tomei cá em casa para reduzir a pegada. Tenho vários guardanapos de pano , cada membro da familia tem uma cor especifica para que os possamos identificar, quando acabam os coloridos, usamos o brancos e colocamos uma argola de guardanapo , também cada uma da sua cor para diferenciar. Nódoas? Não tenho esse problema, pois costumo deixá-los de molho com o “santo” OMO. Limpinhos, limpinhos. Entretanto já estamos a implementar outras práticas, mas devagr para não assustar o pessoal e não desistirem.

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.