Earth Overshoot Day 18 – Como podemos reverter a situação?

O primeiro artigo que escrevi para o blog Mãe Natureza foi sobre o Overshoot Day 2017.

Só no ano passado soube da existência deste dia e o que ele significava e não consegui ficar indiferente. Ainda o blog não estava online e porque já estava pensado e a ser criado, escrevi o artigo.

1 ano passou e muita coisa mudou. Cada dia que passa estou mais consciente da minha pegada ecológica e sempre a tentar fazer mais e melhor! Muito tenho partilhado mas também muito tenho aprendido. Não podia estar mais satisfeita 😉

 

Earth Overshoot Day 2018

No presente ano, o Earth Overshoot Day, dia em que esgotamos os recursos naturais da Terra, acontece hoje, da 1 de Agosto e tem lugar um dia antes, quando comparado como o ano passado. Desde que há registos nunca foi tão cedo.

Neste dia, o consumo dos recursos naturais ultrapassa a capacidade de renovação natural da Natureza, ou seja, “a procura do Homem ultrapassa a oferta da Terra”.

É incrível, como a 5 meses para o final deste ano, a Humanidade já esgotou os recursos naturais que a Terra tem disponíveis.

Esta data é calculada com base na comparação da pegada ecológica da Humanidade e a biocapacidade da Terra.

Em 1970 foi o último ano em que o orçamento da Natureza foi respeitado. Em 1997 esta data era assinalada em finais de Setembro e este ano em princípios de Agosto. Há um sinal óbvio da pressão a que estamos a exercer nos nossos recursos naturais.

Para viver da forma que estamos seriam necessárias 1,7 planetas Terra para sustentar o nível de recursos que necessitamos.

Segundo a Directora Executiva da ANP/WWF, “estes dados são claros sobre a necessidade de se produzir e consumir de forma muito diferente. O Overshoot Day indica-nos que estamos a forçar os limites do Planeta com uma intensidade cada vez maior, uma tendência que é urgente mudar para o bem da Humanidade e da sua qualidade de vida, pois sem este Planeta não sobrevivemos.”

 

Ações para reverter esta tendência

Há algumas ações que devemos ter em conta e implementar nas nossas vidas por forma a tentar reverter esta lamentável situação em que nos entrámos:

  • Apostar numa economia circular, onde já não chega reciclar. Há que recusar, reduzir, reutilizar e reparar, prologando o tempo de vida dos materiais;
  • Promover uma dieta saudável e consciente, fazendo boas escolhas alimentares, escolhendo alimentos de produção biológica, educando os mais novos para saberem comer bem, incitando as nossas instituições de ensino a mudar, promovendo a saúde.
  • Promover a mobilidade sustentável, incentivando a criação de alternativas ao veículo próprio, onde não as há e promovendo a sua utilização;
  • Dar o exemplo, nos locais de trabalho, onde fazemos compras, onde vamos fazer refeições, sensibilizando pelo (bom) exemplo;
  • Exigir a democratização da sustentabilidade, promovendo a justiça entre quem tem mais ou menos acções sustentáveis.

Não é difícil perceber que vivermos “a crédito” dos nossos recursos naturais que tanto precisamos, não nos traz nada de bom! Vamos agir a fazer a mudança. Vamos, juntos, alterar a data do Overshoot Day.

Tal como aconteceu em Julho com o #PlasticFreeJuly, vamos partilhar as nossas boas acções ambientais, assinalando-as com #movethedate. Alinhas?

 

 

 

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.