Verdade que há muito que não publico um artigo. Não por falta de vontade ou de ideias mas o tempo tem sido o meu principal inimigo…
É com uma enorme satisfação que tenho visto o Mãe Natureza a crescer. A EcoLoja tem cada vez mais artigos e vende cada vez mais, tenho feito vários workshops e a minha presença em feiras e eventos tem sido uma constante!! Tenho tido o privilégio de conhecer pessoas geniais, algumas das quais nunca teria sequer pensado em falar e com quem tenho aprendido muitíssimo.
Cada vez mais sinto que está a acontecer uma mudança na percepção das pessoas, relativamente ao ambiente e vejo todos os dias mais gente a alterar hábitos antigos e a adoptarem opções mais sustentáveis e isso deixa-me feliz.
O dar o exemplo resulta mesmo, sem impor, apenas mostrar como fazer!
Os meus filhotes também estão cada vez mais crescidos e a cada dia que passa reclamam mais a minha atenção!
Continuo a fazer mais de uma centena de km por dia para ir trabalhar, o que me “rouba” grande parte das horas do dia, ficando assim para as horas mais tardias toda a gestão do Mãe Natureza.
Iogurtes Vegetais Caseiros
O artigo de hoje é uma receita básica (e ainda não são as do workshop de culinária da Festa do Outono, em Serralves) que muitos me têm pedido e apresentado dúvidas. Hoje trago-vos a receita que eu uso para fazer iogurtes vegetais em casa.
Já não é novidade que evito comprar, sempre que posso, processados e tudo o que posso fazer em casa. Os iogurtes vegetais são um produto excelente para se fazer em casa por vários motivos:
- São super caros, quando comprados já prontos;
- Nem sempre são fáceis de encontrar à venda;
- Normalmente vêm cheios de açúcar e conservantes.
Fazendo-os em casa, conhecemos todos os ingredientes e adequamos a receita ao nosso gosto pessoal, tornando-os assim mais saudáveis, económicos e muito mais amigos do ambiente, pois usamos sempre os mesmos frascos de vidro.
Um iogurte, para mim tem que apresentar uma consistência bem sólida e obviamente ter na sua composição probióticos. Senão os incluirmos passamos a ter um “pudim” de bebida vegetal e não um iogurte.
Pode-se utilizar qualquer bebida vegetal para fazer os iogurtes, comprada já feita ou caseira.
Quanto ao probiótico (conjunto de leveduras que vão ser responsáveis pelo processo de fermentação) poderia-se usar um iogurte lácteo, um iogurte de soja ou então comprar um “starter” em pó, normalmente vendido em saquetas, próprio para fazer iogurtes.
Para os iogurtes ficarem espessos normalmente é necessário usar um espessante, tal como a goma guar, goma xantana, amido de milho, agár-agár, ou outro que tenha o mesmo efeito.
Para que ocorra a fermentação é necessário ter uma iogurteira, tanto podem usar uma natural, com a fantástica YogurtNest, ou uma eléctrica, ou até envolver em mantas ou pôr no forno a temperatura muito baixa. Desde já aviso que nunca experimentei nenhuma das 2 últimas versões apresentadas.
Receita
Cá em casa, fiz a bebida de aveia, tal como na receita já publicada, só que diminui à quantidade de água, para tornar a bebida vegetal mais espessa. Usei um probiótico em pó, vendido em saquetas e como espessante usei a goma guar, tudo de origem biológica.
Ingredientes:
- 750 mL de bebida de aveia feita em casa
- 1 saqueta de probiótico
- 2 colheres de café de goma guar
Preparação:
– Depois de elaborada a bebida de aveia, colocar a mesma a aquecer até atingir os 50ºC. Entretanto juntar a goma guar e ir mexendo.
– Quando atingir a temperatura, juntar o conteúdo da saqueta e misturar bem com uma varinha mágica ou com um processador.
– Passar a mistura para os frascos de vidro onde pretende fazer os iogurtes e colocá-los numa iogurteira. Eu usei a nossa YogurtNest, porque é mais rápida, apenas 6h, não gasta energia e adoro o resultado final.
Simples, não é? Espero que gostem! Como fazem os vossos iogurtes vegetais em casa?
Até breve!
Eu aprendi a fazer iogurte na Casa de Santa Isabel em Seia, com 1l de leite, 1 iogurte natural, 1 taparwere e cobertores. Demora 24h a ficar pronto e fica iogurte líquido. Gosto da ideia de usar goma. Vou experimentar. Obrigada pelas receitas ?
Olá!!
Pois quando faço iogurtes de origem animal, o procedimento é o mesmo mas em vez de mantas usa a YogurtNest! E usando leite gordo ficam espessos;)
Obrigada e bjinhos
Olá!
Como não gosto do sabor do leite gordo, o que faço para ficarem mais consistentes na yogurtnest é por um daqueles saquinhos de gel que aquecem lá dentro. A fermentação ocorre melhor assim.
Vou experimentar esta receita 🙂 Obrigada
Olá Diana,
Muito obrigada pelo testemunho!
Não conheço esses saquinhos de gel que fala. O que é?
Olá Marta 🙂
Obrigada pela partilha desta receita de iogurte de aveia, já há muito que andava a pesquisar e não encontrava nada.
Aonde compras o probiotico?
Obrigada
Beijinhos
Helena (Daybydayforzerowaste)
Olá Lena,
Obrigada pelo comentário!
Podes comprar probioticos em farmácias, parafarmacias, ou em algimas lojas de produtos naturais ou de venda a granel.
Devem ter sempre as 2 bactérias necessárias para que ocorra fermentação, a lactobacillus bulgaricus e streptococcos thermophilus.
Para os vegan há ainda que verificar se o meio de cultura foi a lactose.
Bjinhos e até breve!
Bom dia,
O Atyflor, por exemplo, é um probiótico? Serve para fazer estes iogurtes de aveia?
Qual usa especificamente e onde comprar?
Será que dá para adicionar outros ingredientes? Costumo comprar uns iogurtes de aveia da Veganchee, que têm morangos e framboesas, curcuma, amêndoa, caju, spirulina, alfarroba, etc. Mas, como são muito caros, estava a pensar apostar nesta receita.
Peço desculpa pelas várias dúvidas.
E continuação do bom trabalho!
Olá Alexandra,
Penso que já está respondido por mensagem mas ainda assim deixo a minha opinião. Sim, é perfeitamente possível fazer iogurtes com os ingredientes que fala. Alguns deles pode juntar logo quando está a preparar o iogurte, outros, pode juntar no final, depois de os iogurtes já estarem prontos!
Depois conte-me como correu a experiência com a sua YogurtNest!
Bjinhos e obrigada
Olá, Marta
Só agora vi aqui a sua resposta.
Aproveito para dizer que utilizei a YogurtNest já duas vezes e adorei o resultado!
Obrigada por todas as dicas e pela sua simpatia e prontidão em ajudar.
Um bem-haja.
Coninuarei a segui-la por aqui.
Beijinhos
Bom dia Xana,
Fico feliz por estar a gostar a YogurtNest e apenas com esta medida tão simples já estar a ajudar o ambiente e a sua saúde!
Muito grata por tudo!
Já sabe onde me encontrar 😉
Bjinhos
Olá, fiz agora uma visita e agradou-me muito…Pertenço a um eco-clube e temos ideias e dicas fantásticas. Tb faço os meus iogurtes e agora vou ser assidua aqui …Beijinhos e vamos deixar um planeta melhor…pois infelizmente tem sido muito mal tratado.
Alice Pacheco
Olá Maria Alice,
Muito grata pelas suas palavras! Apresente-me o seu eco-clube! Quantas mais ideias e dicas para um mundo mais sustentável, melhor!
São tão melhores os iogurtes feitos em casa, não acha?
Até breve!!
Olá Marta,
Sou avó e já há muitos anos que faço o que está nas minhas mãos para que o nosso planeta seja mais sustentável. Quando descobri a YogurtNest fiquei “maravilhada” nem pensei… comprei logo.
Comprei-a há 2 semanas e fui logo fazer iogurtes vegetais. Fiz 4 experiências e não estou a gostar do resultado final. Experimentei com leite de arroz e leite de coco. Como espessante usei goma guar ou o polvilho doce. Ficam sempre líquidos? É mesmo assim? Os seus também ficam? Help me!!!
Isabel
Olá querida Isabel!
Fico tão feliz de receber mensagens como a sua, de pessoas preocupadas com o ambiente e com a educação dos seus descendentes!!
Eu normalmente uso a goma de guar, pois costuma resultar muito bem. Há algumas coisas de deve ter em conta:
– Se o probiotico ou iogurte que está a usar tem as bactérias que vão promover a fermentação;
– Se a temperatura da bebida vegetal está correta;
– No caso de fazer em casa a bebida vegetaç, sugiro “roubar” à água que usa para a bebida ficar também ela mais espessa!
Espero ter ajudado alguma coisa.
Vá-me mantendo a par do resultado. Se tiver dúvidas pode enviar MP, um email ou por aqui mesmo 😉
Excelente dia para si!
Bjinhos