Iogurteira Mistletoe, da YogurtNest a fazer iogurtes vegetais de aveia sem açúcar

Iogurte Vegetal de Aveia sem açúcar

Verdade que há muito que não publico um artigo. Não por falta de vontade ou de ideias mas o tempo tem sido o meu principal inimigo…

É com uma enorme satisfação que tenho visto o Mãe Natureza a crescer. A EcoLoja tem cada vez mais artigos e vende cada vez mais, tenho feito vários workshops e a minha presença em feiras e eventos tem sido uma constante!! Tenho tido o privilégio de conhecer pessoas geniais, algumas das quais nunca teria sequer pensado em falar e com quem tenho aprendido muitíssimo.

Cada vez mais sinto que está a acontecer uma mudança na percepção das pessoas, relativamente ao ambiente e vejo todos os dias mais gente a alterar hábitos antigos e a adoptarem opções mais sustentáveis e isso deixa-me feliz.

O dar o exemplo resulta mesmo, sem impor, apenas mostrar como fazer!

Os meus filhotes também estão cada vez mais crescidos e a cada dia que passa reclamam mais a minha atenção!

Continuo a fazer mais de uma centena de km por dia para ir trabalhar, o que me “rouba” grande parte das horas do dia, ficando assim para as horas mais tardias toda a gestão do Mãe Natureza.

 

Iogurtes Vegetais Caseiros

O artigo de hoje é uma receita básica (e ainda não são as do workshop de culinária da Festa do Outono, em Serralves) que muitos me têm pedido e apresentado dúvidas. Hoje trago-vos a receita que eu uso para fazer iogurtes vegetais em casa.

Já não é novidade que evito comprar, sempre que posso, processados e tudo o que posso fazer em casa. Os iogurtes vegetais são um produto excelente para se fazer em casa por vários motivos:

  • São super caros, quando comprados já prontos;
  • Nem sempre são fáceis de encontrar à venda;
  • Normalmente vêm cheios de açúcar e conservantes.

Fazendo-os em casa, conhecemos todos os ingredientes e adequamos a receita ao nosso gosto pessoal, tornando-os assim mais saudáveis, económicos e muito mais amigos do ambiente, pois usamos sempre os mesmos frascos de vidro.

Um iogurte, para mim tem que apresentar uma consistência bem sólida e obviamente ter na sua composição probióticos. Senão os incluirmos passamos a ter um “pudim” de bebida vegetal e não um iogurte.

Pode-se utilizar qualquer bebida vegetal para fazer os iogurtes, comprada já feita ou caseira.

Quanto ao probiótico (conjunto de leveduras que vão ser responsáveis pelo processo de fermentação) poderia-se usar um iogurte lácteo, um iogurte de soja ou então comprar um “starter” em pó, normalmente vendido em saquetas, próprio para fazer iogurtes.

Para os iogurtes ficarem espessos normalmente é necessário usar um espessante, tal como a goma guar, goma xantana, amido de milho, agár-agár, ou outro que tenha o mesmo efeito.

Para que ocorra a fermentação é necessário ter uma iogurteira, tanto podem usar uma natural, com a fantástica YogurtNest, ou uma eléctrica, ou até envolver em mantas ou pôr no forno a temperatura muito baixa. Desde já aviso que nunca experimentei nenhuma das 2 últimas versões apresentadas.

 

Receita

Cá em casa, fiz a bebida de aveia, tal como na receita já publicada, só que diminui à quantidade de água, para tornar a bebida vegetal mais espessa. Usei um probiótico em pó, vendido em saquetas e como espessante usei a goma guar, tudo de origem biológica.

Ingredientes:

  • 750 mL de bebida de aveia feita em casa
  • 1 saqueta de probiótico
  • 2 colheres de café de goma guar

Preparação:

– Depois de elaborada a bebida de aveia, colocar a mesma a aquecer até atingir os 50ºC. Entretanto juntar a goma guar e ir mexendo.

– Quando atingir a temperatura, juntar o conteúdo da saqueta e misturar bem com uma varinha mágica ou com um processador.

– Passar a mistura para os frascos de vidro onde pretende fazer os iogurtes e colocá-los numa iogurteira. Eu usei a nossa YogurtNest, porque é mais rápida, apenas 6h, não gasta energia e adoro o resultado final.

                                                                           

Simples, não é? Espero que gostem! Como fazem os vossos iogurtes vegetais em casa?

Até breve!

 

 

 

14 comentários em “Iogurte Vegetal de Aveia sem açúcar”

  1. Eu aprendi a fazer iogurte na Casa de Santa Isabel em Seia, com 1l de leite, 1 iogurte natural, 1 taparwere e cobertores. Demora 24h a ficar pronto e fica iogurte líquido. Gosto da ideia de usar goma. Vou experimentar. Obrigada pelas receitas 😉

      1. Olá!
        Como não gosto do sabor do leite gordo, o que faço para ficarem mais consistentes na yogurtnest é por um daqueles saquinhos de gel que aquecem lá dentro. A fermentação ocorre melhor assim.

        Vou experimentar esta receita 🙂 Obrigada

  2. Olá Marta 🙂
    Obrigada pela partilha desta receita de iogurte de aveia, já há muito que andava a pesquisar e não encontrava nada.
    Aonde compras o probiotico?
    Obrigada
    Beijinhos
    Helena (Daybydayforzerowaste)

    1. Olá Lena,
      Obrigada pelo comentário!
      Podes comprar probioticos em farmácias, parafarmacias, ou em algimas lojas de produtos naturais ou de venda a granel.
      Devem ter sempre as 2 bactérias necessárias para que ocorra fermentação, a lactobacillus bulgaricus e streptococcos thermophilus.
      Para os vegan há ainda que verificar se o meio de cultura foi a lactose.
      Bjinhos e até breve!

  3. Bom dia,

    O Atyflor, por exemplo, é um probiótico? Serve para fazer estes iogurtes de aveia?
    Qual usa especificamente e onde comprar?
    Será que dá para adicionar outros ingredientes? Costumo comprar uns iogurtes de aveia da Veganchee, que têm morangos e framboesas, curcuma, amêndoa, caju, spirulina, alfarroba, etc. Mas, como são muito caros, estava a pensar apostar nesta receita.
    Peço desculpa pelas várias dúvidas.
    E continuação do bom trabalho!

    1. Olá Alexandra,
      Penso que já está respondido por mensagem mas ainda assim deixo a minha opinião. Sim, é perfeitamente possível fazer iogurtes com os ingredientes que fala. Alguns deles pode juntar logo quando está a preparar o iogurte, outros, pode juntar no final, depois de os iogurtes já estarem prontos!
      Depois conte-me como correu a experiência com a sua YogurtNest!
      Bjinhos e obrigada

  4. Alexandra Sofia de Sousa Anacleto

    Olá, Marta
    Só agora vi aqui a sua resposta.
    Aproveito para dizer que utilizei a YogurtNest já duas vezes e adorei o resultado!
    Obrigada por todas as dicas e pela sua simpatia e prontidão em ajudar.
    Um bem-haja.
    Coninuarei a segui-la por aqui.
    Beijinhos

  5. Olá, fiz agora uma visita e agradou-me muito…Pertenço a um eco-clube e temos ideias e dicas fantásticas. Tb faço os meus iogurtes e agora vou ser assidua aqui …Beijinhos e vamos deixar um planeta melhor…pois infelizmente tem sido muito mal tratado.
    Alice Pacheco

    1. Olá Maria Alice,
      Muito grata pelas suas palavras! Apresente-me o seu eco-clube! Quantas mais ideias e dicas para um mundo mais sustentável, melhor!
      São tão melhores os iogurtes feitos em casa, não acha?
      Até breve!!

  6. Olá Marta,
    Sou avó e já há muitos anos que faço o que está nas minhas mãos para que o nosso planeta seja mais sustentável. Quando descobri a YogurtNest fiquei “maravilhada” nem pensei… comprei logo.
    Comprei-a há 2 semanas e fui logo fazer iogurtes vegetais. Fiz 4 experiências e não estou a gostar do resultado final. Experimentei com leite de arroz e leite de coco. Como espessante usei goma guar ou o polvilho doce. Ficam sempre líquidos? É mesmo assim? Os seus também ficam? Help me!!!
    Isabel

    1. Olá querida Isabel!
      Fico tão feliz de receber mensagens como a sua, de pessoas preocupadas com o ambiente e com a educação dos seus descendentes!!
      Eu normalmente uso a goma de guar, pois costuma resultar muito bem. Há algumas coisas de deve ter em conta:
      – Se o probiotico ou iogurte que está a usar tem as bactérias que vão promover a fermentação;
      – Se a temperatura da bebida vegetal está correta;
      – No caso de fazer em casa a bebida vegetaç, sugiro “roubar” à água que usa para a bebida ficar também ela mais espessa!
      Espero ter ajudado alguma coisa.
      Vá-me mantendo a par do resultado. Se tiver dúvidas pode enviar MP, um email ou por aqui mesmo 😉
      Excelente dia para si!
      Bjinhos

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.